Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Documentos
Posso usar artigos em documentos de fornecedores, sem eles terem fornecedor?

Sim, pode. O Moloni permite que crie um documento para um fornecedor (Fatura ou Nota de Encomenda por exemplo), usando artigos que não estejam ligados ao fornecedor a quem estamos a emitir o documento.

O objetivo deste mecanismo é permitir que os utilizadores do Moloni possam usar artigos nos documentos de fornecedores, sem que exista qualquer ligação entre um determinado artigo e um fornecedor.

Passo 1
No exemplo seguinte, o artigo “Limão(1) não tem o fornecedor para o qual o documento está a ser emitido (2), mas poderá ser adicionado na mesma.

Passo 2
Desta forma, quando pesquisar um artigo neste tipo de documentos, os resultados obtidos referem-se a todos os artigos disponíveis na sua conta Moloni (3) e não apenas aos artigos pertencentes ao fornecedor que escolheu.

Com este procedimento o cliente obtém bastantes vantagens, pois quando emitir um documento para um fornecedor, pode adicionar qualquer artigo mesmo que o fornecedor não seja o mesmo.

Contudo existem alguns detalhes que convém ter em atenção nesta funcionalidade; uma vez que a pesquisa é feita em todos os artigos existentes, poderá ter de usar termos mais específicos de forma a obter um resultado mais eficiente.

Passo 3
Depois, ao inserir um artigo que não pertença a um fornecedor, quando o documento é emitido é criada uma associação entre os dois, sendo que o fornecedor (4) fica automaticamente a fazer parte do artigo (5), ficando com o “Preço de Custo” que foi inserido no documento (6).

 

Por outro lado, o Moloni permite criar uma Nota de encomenda com artigos de vários fornecedores, que ao finalizar a mesma, cria tantas Notas de Encomenda quantos fornecedores existirem para fornecer os artigos que escolheu. Consulte esta Faq para conhecer melhor este procedimento.

Passo 4
Contudo, se numa Nota de Encomenda, usar artigos que não têm nenhum fornecedor, todos eles serão agregados num só documento que será emitido na mesma, mas sem ser dirigido a nenhum fornecedor, aparecendo este campo vazio na listagem (7).

Passo 5
Suponhamos que emitimos uma nota de fornecedor com 5 artigos; 2 deles com fornecedores diferentes (8 e 9) e mais 3 artigos sem qualquer fornecedor (10).

Passo 6
No final serão criados 3 documentos diferentes;
1 Nota de Encomenda para o fornecedor “Distribuidora Bonifácio(11);
1 Nota de Encomenda para o fornecedor “Distribuidora Alimentícia(12);
1 Nota de Encomenda com os 3 restantes artigos sem fornecedor (13).

Ligações de Interesse

Mais informação sobre como trabalhar com separadores
https://www.moloni.com/suporte/index.php?action=getFaqDetail&id=82

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito