Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Documentos
Em que situações posso usar um cliente sem contribuinte?

O Moloni permite que criar clientes sem que tenha que inserir um contribuinte, podendo usá-los da mesma forma em documentos, e ter movimentos e conta-corrente a ele associados. No entanto, este caso só se aplica a empresas portuguesas.

Uma vez que no Moloni não obriga a inserir o contribuinte, morada ou código postal para um cliente, em vez de escolher a figura do "Consumidor Final" para um cliente desconhecido, poderá adicionar um novo, bastando inserir apenas um nome de forma a poder identificá-lo e distinguir os movimentos e saldo dos restantes clientes.

Estes ficam automaticamente com o contribuinte do Consumidor Final (999999990), mas cada um com uma ficha de cliente individual.

Por outro lado, este cliente, por seu lado, pode ser adicionado da forma habitual, ou seja, inseri-lo através do menu "Tabelas" ou criá-lo diretamente no documento.

Tenha em atenção que este procedimento diz apenas respeito a empresas portuguesas. Para empresas estrangeiras, deverá ser usada a figura do "Consumidor Final". Para saber mais consulte esta FAQ.

Imagine por exemplo que pretende emitir uma ficha de serviço ou um orçamento e não sabe o contribuinte do cliente.

Os passos seguintes mostram-lhe como solucionar esta situação;

Passo 1
Crie o seu documento de forma habitual. Para este exemplo, iremos adicionar uma "Ficha de Serviço" (1).

Passo 2
De seguida, preenchemos o documento, e como o cliente é desconhecido, vamos criar um novo através do botão "Adicionar Cliente" (2). Este cliente pode ser criado anteriormente, como é explicado nesta FAQ.

Passo 3
Depois, não preencha o campo "Contribuinte" (3) ficando automaticamente atribuído o contribuinte 999999990 do Consumidor Final. No entanto, apesar de ter o mesmo contribuinte do "Consumidor Final" este cliente ficará com uma ficha de cliente e informações próprias.

Passo 4
Insira um "Código de Cliente" (4) e um "Nome" (5), sendo que a morada (6), também será automaticamente preenchida com "Desconhecido" e "0000-000" no Código Postal.

Tenha em atenção que, por imposição do número 15 do artigo 36º do CIVA, terá obrigatoriamente de usar um nome e morada reais em documentos com faturação igual ou superior a 1000 euros.

Passo 5
Finalmente clique em "Inserir" (7), e finalize o resto da Ficha de Serviço. Assim que emitir o documento, este cliente ficará disponível na sua conta.

Passo 6
Depois este cliente ficará disponível na sua conta, podendo aceder ao seu detalhe e consultar movimentos (8).

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito