Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Guias Globais
Criar documentos a partir da Guia Global

Sempre que fizer a entrega de bens que constem de uma Guia Global, terá que emitir um documento fazendo referência a esses artigos.
Essa operação, para além de dar baixa dos artigos na Guia Global, faz com que os 2 documentos fiquem conciliados ou ligados: o novo documento e a Guia Global que lhe deu origem.
Esta conciliação é obrigatória por lei. 

O novo documento pode ser, por exemplo, uma Fatura, uma Ficha de Serviço ou mesmo uma nova Guia de Remessa ou Guia de Transporte, sendo que desta vez, deverá conter um cliente. Os passos seguintes explicam-lhe como este processo pode ser simples;

Passo 1
Este novo documento poderá ser diretamente gerado a partir da "Guia Global", através do mecanismo de conversão. Para isso procure a Guia Global emitida (1).

Mediante a opção que escolheu quando criou a Guia Global, esta também pode ser encontrada no no menu "Guias de Remessa" ou no menu "Guias de Transporte".

Passo 2
Na coluna "Ações" clique no ícone de "Converter(2).

Passo 3
Na janela que aparece escolha o documento que vai criar (3) e que irá corresponder à entrega dos bens.

Passo 4
Preencha os dados, devendo também escolher um cliente (4). Clique depois em "Guardar e Finalizar Documento(5).

Passo 5
Caso não use este processo de conversão, pode optar outro método, que corresponde à "Conciliação Manual". Para isso basta criar o documento que pretende e procurar depois a Guia Global através de "Documentos Relacionados" (6). Para saber mais sobre o processo de "Conciliação Manual", consulte esta FAQ.

Passo 6
Tal como acontece em outros documentos, pode conciliar várias Guias Globais num só documento (7), podendo também trazer os artigos correspondentes.
Contudo, se o novo documento for uma Guia de Remessa ou Guia de Transporte, só pode adicionar artigos que fazem parte das Guias Globais do mesmo tipo, não sendo possível adicionar artigos de outros documentos que não constem nas Guias Globais conciliadas.

Nota muito importante:
Desta forma, se numa conciliação entre uma ou várias Guias Globais e uma Guia de Remessa ou Guia de Transporte, adicionar novos artigos ou artigos de outros documentos, os mesmos não vão ser aceites pela AT no documento final. 

Nota Importante:
Este novo documento deve ser comunicado até ao 5.º dia útil seguinte, independentemente de ser comunicado também até ao dia 25, no ficheiro SAF-T PT. E, tal como a Guia Global, é obrigatória a sua impressão.

Desta forma, se no Moloni tiver ativada a comunicação dos documentos à AT com diferimento de dias, como é explicado nesta FAQ, deverá alterar esta opção para um máximo de 5 dias, de modo a que estes documentos sejam comunicados dentro do prazo obrigatório.

Passo 7
Depois, se regressar ao menu das Guias Globais, poderá ver, através da coluna "Conciliado" (8) se a Guia Global já foi conciliada, ou então, que percentagem do documento falta conciliar.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito