Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Tabelas - Artigos Compostos e Fabricados
O que são artigos compostos e fabricados

Os artigos compostos e fabricados são artigos que são criados a partir de outros artigos ou lhes dão origem, e podem ser divididos em 3 tipos: Compostos, Fabricados de composição e Fabricados de decomposição.

O Moloni tem ferramentas específicas que o ajudam a administrar este tipo de produtos com alguma facilidade, por isso neste tutorial vamos aprender a conhecer e identificar cada um dos 3 tipos e ver alguns exemplos práticos da sua aplicação.

Artigos Compostos
São artigos que funcionam como um "pack" ou "pacote" e que engloba vários artigos que já existem na sua plataforma e que podem ou devem ser vendidos como um pacote, podendo dessa forma oferecer outras condições, sejam de preço, descontos ou outras.

Um exemplo disto é, por exemplo, a venda de um computador, que é vendido como um artigo (Computador), mas que é gerado a partir de vários componentes (Caixa, memórias, board, rato, entre outros).
No entanto, este é um artigo que não tem stock, uma vez que o stock dele não existe, e o que existe são os artigos que fazem parte do "pacote". 

Para saber mais sobre o processo da criação de um artigo composto, consulte esta FAQ.

Artigos Fabricados de Composição
Um artigo fabricado de composição, é um artigo que é criado a partir de um ou vários artigos individuais existentes na plataforma, mas que ao contrário dos artigos compostos, gera um artigo completamente novo e com stock físico.
O melhor exemplo que podemos dar neste caso, é o fabrico de um bolo.

Para a criação de um bolo usamos ingredientes separados e que são comprados para a sua confeção: açucar, leite, manteiga, fermento, chocolate.
Cada um destes ingredientes deve existir na plataforma, e para podermos fabricar um artigo destes, primeiro temos que definir os seus componentes em termos genéricos e depois "fabricar o artigo", sendo um processo de 2 etapas:

  1. Criar o artigo de forma genérica no canal "Artigos";
  2. Fabricar o artigo.

Este tipo de artigos tem stock físico na plataforma e é comunicado à AT nas existências e movimentos como sendo um produto normal.
Só é necessário criar o artigo de forma genérica 1 vez, e depois pode "fabricar" uma composição tantas quantas vezes precisar.
Para saber mais sobre o processo de composição de artigos, consulte esta FAQ.

Artigos Fabricados de Decomposição
Um artigo fabricado através da decomposição, é um processo inverso ao da criação de artigos através da composição.
O melhor exemplo que podemos dar neste caso, e a desmancha de um animal no talho, que embora comprado por inteiro, é vendido em partes separadas, dando origem a muitos artigos.

Se nos focarmos neste exemplo, rapidamente percebemos que num talho, embora seja adquirido um porco, o que é vendido são costeletas, febras, entremeada ou entrecosto.

Para que possam ser vendidos estes artigos, é necessário que após a inserção do artigo por inteiro (Porco), na plataforma, se crie um processo de decomposição, transformando um artigo do tipo "Porco" em vários kgs de costeletas, febras, entre outros.

Os artigos nos quais o artigo inicial vai ser convertido têm que existir na plataforma, e o artigo global, neste caso o porco, também tem que ser criado de forma genérica na plataforma, sendo configurado como um artigo do tipo "Fabricado de Decomposição" e indicando todos os artigos que poderão advir de uma decomposição, resultando, tal como nos fabricados de composição, num processo de 2 etapas:

  1. Criar o artigo de forma genérica no canal "Artigos";
  2. Fabricar o artigo.

Os artigos que resultam desta decomposição ficam com stock físico e serão comunicados à AT nas existências e movimentos, como sendo um artigo normal.
Só é necessário criar o artigo de forma genérica 1 vez, e depois pode "fabricar" uma decomposição tantas quantas vezes precisar.
Para saber mais sobre o processo de fabrico de decomposição, consulte esta FAQ.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito