Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Consultas - Análise de Vendas
Como gerar e consultar uma Análise de Vendas?

O Moloni possui uma ferramenta que lhe dá a informação necessária para fazer uma análise completa sobre os artigos vendidos, os preços médios de venda, stocks de existências e ainda em que documentos estão referênciados.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

Toda esta informação pode ser filtrada por datas à sua escolha ou períodos pre-definidos, e ainda segmentadas por artigos, famílias inteiras, clientes, tipos de documentos ou séries.

Fique a conhecer todas as potencialidades desta ferramenta de consultas nos passos seguintes.

Passo 1
Aceda ao menu "Consultas" (1) e selecione "Análise de Vendas" (2).

Passo 2
De seguida será apresentada uma listagem dos artigos vendidos na data selecionada por defeito (Mês atual), podendo escolher outra data em "Intervalo de Datas", inserindo uma data de início e fim personalizadas ou então escolher um dos períodos já pré-definidos (3).

Passo 3
Esta listagem pode ser organizada sob quatro formas diferentes: Data, Artigo, Documentos e Sem Documentos.
Por defeito, encontra-se selecionada a opção "Data" (4), na qual cada artigo está organizado por todos os dias em que foi faturado/vendido. Em cada dia poderá visualizar todos os documentos correspondentes (5), podendo aceder ao seu detalhe.

Estas datas encontram-se dentro do intervalo de datas que selecionou em cima. 

Passo 4
Para escolher um tipo de listagem diferente, selecione a opção pretendida (6) e clique em "Filtrar" (7).

Passo 5
Caso escolha a opção "Artigo", irá visualizar a listagem organizada por artigo (8), sendo-lhe mostrados todos os documentos que estes integraram, emitidos durante o intervalo de datas que selecionou.

Passo 6
Se escolher a opção "Documentos", a listagem irá mostrar de uma forma extensiva, cada artigo separado por cada documento (9). Esta opção é ideal para identificar um documento específico do qual o artigo fez parte.

Passo 7
Finalmente, na opção "Sem Documentos" (10), irá visualizar a lista organizada através dos artigos, e tal como na opção "Artigos" com os valores totais para cada um, mas desta vez sem os documentos correspondentes.

Passo 8
Nas 4 opções são apresentados para cada artigo dados como o "Preço" (11), "Quantidade", "Impostos", o "Stock" existente, o "Valor Total" e o "Acumulado". Relativamente à coluna "Preço", caso este varie em diferentes documentos, será calculado um preço médio.

Passo 9
Estes dados adaptam-se conforme o tipo de listagem que escolher e as colunas ativadas através da opção "Configurações". Esta encontra-se no canto direito da listagem e apresenta mais colunas (12), como por exemplo "Preço de artigo" ou "Retenções".

Passo 10
Para cada tipo de listagem, poderá filtrar os resultados, através de "Segmentar por Artigos" (13), "Segmentar por Clientes" (14), e "Segmentar por Documentos e Séries" (15). Estas opções permitem-lhe, por exemplo, efetuar a consulta sobre uma categoria de artigos específica ou consultar todas as vendas realizadas para um cliente.

No final, escolha também a opção "Filtrar" para visualizar os resultados filtrados.

Passo 11
Por último, pode ainda exportar os resultados para um documento CSV (16) ou PDF (17).

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito