Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Documentos
Como emitir um documento de Devolução de Pagamento

Emitir uma devolução de pagamento referente a uma "Nota de Crédito" de um cliente constitui um processo muito simples. Este tutorial mostra-lhe como o fazer.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

Antes de emitir uma "Devolução de Pagamento", certifique-se que está perante uma das situações descritas nesta FAQ. Tal como é indicado na referida FAQ, a maneira correta de emitir uma devolução é a partir da conversão de uma "Nota de Crédito" numa "Devolução de Pagamento". Execute assim os seguintes passos:

Passo 1
Em primeiro lugar selecione a "Nota de Crédito", a partir do menu "Documentos" escolhendo depois a opção "Notas de Crédito" (1);

Passo 2
Pesquise a "Nota de Crédito" sobre a qual pretende devolver o pagamento ao cliente. Depois, clique no ícone de converter (2).

Passo 3
Na nova janela que aparece, escolha a opção "Devolução de Pagamento" (3);

Passo 4
Está a criar agora um novo documento de "Devolução de Pagamento". No campo "Valor do Documento" (4), insira o valor correspondente, ou seja o da nota de crédito. Esse valor pode ser visualizado na secção "Documentos Relacionados(5).

Passo 5
Opcionalmente, poderá, através da secção "Pagamentos" (6) especificar o método de pagamento que será usado para devolver o dinheiro ao cliente.

Passo 6
Feche o documento clicando em "Guardar" (7).

Passo 7
Depois disto irá visualizar uma mensagem de alerta a indicar-lhe que o valor da conciliação não coincide. No entanto, finalize na mesma o documento, escolhendo a opção “Sim, quero fechar o documento!(8).

Este alerta surge porque a "Nota de Crédito" já foi conciliada com uma "Fatura", "Fatura/ Recibo" ou "Fatura Simplificada". 

Passo 8
O seu documento pode ser agora impresso ou enviado por e-mail, como pode verificar através da coluna "Ações(9). Contudo, este documento não contém valor contabilístico, tratando-se apenas de um movimento que permite controlar a conta corrente do cliente.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito