Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Documentos
Para que servem as Devoluções de Pagamento?

O tipo de documento 'Devolução de Pagamento' serve para acertar a conta corrente dos clientes quando é emitido um crédito sobre um documento de venda auto-pago ou uma fatura já liquidada.

Sempre que emite uma Nota de Crédito para anular um documento de venda já liquidado por um recibo (Fatura + Recibo) ou então para anular um documento auto-pago, ou seja, que está automaticamente liquidado na sua emissão (Fatura Simplificada ou Fatura/Recibo), é necessário emitir uma Devolução de Pagamento para acertar a conta corrente do cliente.

Porque é que acontece esse desacerto?
Quando um documento de venda está liquidado, o saldo do cliente está a zero.
Ao emitir uma Nota de Crédito que anule parte ou a totalidade do valor desse documento, o mesmo é anulado fiscalmente, mas lança o crédito na conta do cliente.
Esse crédito tem que ser anulado com uma devolução do dinheiro/valor ao cliente, sendo essa a finalidade da Devolução de Pagamento. 

Este procedimento é obrigatório?
Não, mas se não o fizer, a conta corrente do cliente irá ficar com saldo a favor dele, uma vez que o documento que a Nota de Crédito anula já estava totalmente liquidado e por isso o valor da Nota de Crédito entra a seu favor na Conta Corrente.

O documento tem alguma validade fiscal ou legal?
Não. Trata-se apenas de um movimento de controle/correção da conta corrente dos clientes, e se o preferir, não precisa de o imprimir ou entregar, uma vez que a Nota de Crédito assinada pelo mesmo, serve para os devidos efeitos legais como prova da anulação do documento de venda.
No entanto, pode imprimi-lo, e se preferir, entregar ao cliente ou enviar por e-mail, tal como faz com todos os outros documentos no Moloni.

Com que tipo de documentos devo usar?
A Devolução de Pagamento deve ser sempre usada para anular o valor do crédito concedido por uma Nota de Crédito, logo o procedimento correto será o de converter uma Nota de Crédito numa Devolução de Pagamento, embora possa converter outros documentos numa Devolução de Pagamento.

Os documentos nos quais esta conversão é possível são:

  • Nota de Crédito;
  • Fatura;
  • Fatura Simplifificada;
  • Fatura/Recibo

Para obter mais informações sobre a emissão de uma Devolução de Pagamento, consulte esta FAQ.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito