Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Configurações - Comunicação Autoridade Tributária (AT)
Check-Up Configuração AT - Erros em artigos sem classificação para inventário

Quando estiver a fazer check-up à sua conta Moloni para exportar a listagem dos inventários para comunicar à AT, podem aparecer erros nos seus artigos.
Aprenda como corrigir e a interpretar os erros apresentados.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

A partir de Janeiro de 2015, todas as empresas que no ano anterior tenham faturado acima de 100.000,00€ passam a ser obrigadas a comunicar as existências à Autoridade Tributária.

Essa comunicação é feita no site eFatura através da submissão de um ficheiro que contém a listagem de todos os seus artigos com stock ativo, podendo esse ficheiro estar num dos dois formatos: CSV e XML (O Moloni exporta ambos os formatos). Para saber como fazer a submissão de um inventário, consulte esta FAQ.

No entanto, e para que os artigos possam ser comunicados, a AT exige que os mesmos sejam categorizados mediante uma classificação estipulada para o efeito.

As opções de classificação dos artigos são:

  • M - Mercadorias;
  • P - Matérias-primas, subsidiárias e de consumo;
  • A - Produtos acabados e intermédios;
  • S - Subprodutos, desperdícios e refugos;
  • T - Produtos e trabalhos em curso

Como classificar os artigos no Moloni

Os artigos podem ser classificados através desta opção (1), disponível quando cria um novo artigo, ou depois quando o desejar editar.

Contudo, quando possui um elevado número de artigos por categorizar, esse processo não se revela o mais eficaz. Por isso, o Moloni possui, na secção onde exporta o Inventário de stocks, uma ferramenta que facilita esta classificação. 

Passo 1
Para isso, basta aceder a Utilitários e depois "Inventário de existências" (2).

Passo 2
Em "Erros encontrados", encontrará o número de artigos com erros, bem como o botão "Corrigir Artigos" (3) que o redireciona para uma listagem com os artigos que se encontram por categorizar. Clique nele.

Passo 3
Aqui, poderá selecionar vários artigos em simultâneo, ou mesmo, todos de uma só vez (4) e escolher em "Tipo de Produto (Inventário stocks AT)" uma opção para ser aplicada (5). Clique em "Aplicar" (6), e a categoria escolhida será aplicada a todos os artigos que selecionou.

Passo 4
A opção escolhida pode ser vista aqui (7). Clique agora em "Atualizar Lista" (8) para que os artigos fiquem com esta categoria.

Passo 5
Efetue estes passos até não existirem artigos para arrumar. No fim, clique em "Voltar à exportação" (9) para sair desta secção.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito