Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Tabelas - Clientes
Inserir um cliente

O processo de criar um cliente no Moloni é muito simples.
Basta que tenha em seu poder o número de contribuinte, nome e morada que em pouco segundos estará criado e disponível para utilizar na sua conta.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

Pode inserir um cliente através do menu "Tabelas" ou diretamente a partir de um documento, caso o cliente ainda não esteja criado na altura em que for emitir o documento. No entanto, o processo é idêntico em ambos os procedimentos.

Para saber como inserir um cliente a partir de um documento, consulte esta FAQ.
Para inserir um cliente a partir do menu "Tabelas"), basta executar os seguintes passos;

Passo 1
No Painel principal selecione o menu "Tabelas" (1) e clique depois em "Clientes(2).

Passo 2
No canto superior direito clique em "Adicionar Cliente(3).

Passo 3
Aqui dispõe de 4 separadores com campos que poderá preencher: "Geral" (4), "Contactos" (5), "Moradas Alternativas" (6) e "Configurações de Faturação" (7), sendo que os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório.

Passo 4
Começando pelo separador "Geral", insira o "Contribuinte" (8) do seu cliente. Este campo não é obrigatório para empresas portuguesas, sendo que no caso de não inserir um contribuinte para o seu cliente, este fica automaticamente com o contribuinte 999999990 correspondente ao Consumidor Final. Para saber mais, consulte esta FAQ.

Passo 5
No caso de inserir um contribuinte, irá encontrar no campo, "Verificar Contribuinte no VIES" o botão "Compreendi e quero verificar!" (9) que lhe irá permitir verificar se os dados inseridos se encontram corretos. Este passo é opcional, e só se encontra disponível para empresas da União Europeia.

Passo 6
Ao clicar nesta opção, escolha o código do país de origem da empresa (10) e de seguida, clique em “Verificar Contribuinte(11).

Passo 7
Ser-lhe-á apresentada uma janela com as informações correspondentes da sua empresa (12). Clique depois em “Atualizar” e os restantes campos serão completados com as informações devolvidas pelo sistema VIES. No entanto, não se esqueça que este passo é opcional.

Passo 8
Depois, complete os restantes campos. Em "Código de Cliente", de forma a facilitar o preenchimento, é-lhe mostrado o último código inserido. Insira o nome do cliente, e no caso dos campos relativos a morada, no caso de não os preencher, estes serão automaticamente preenchidos (14).

No entanto, tenha em atenção que, por imposição legal do número 15 do artigo 36º do CIVA, em documentos com faturação igual ou superior a 1000 euros, terá obrigatoriamente de usar um nome e morada reais. Saiba mais nesta FAQ.

Preencha os restantes separadores. No caso das Moradas Alternativas, consulte esta FAQ para saber mais. 

Passo 9
Inseridos todos os dados, clique em "Inserir" (15).

Passo 10
Esta mensagem de aviso irá aparecer caso não preencha os campos que são pedidos. Nesse caso, retroceda e complete a informação que se encontra em falta (16).

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito