Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Documentos
Não consigo fechar um documento por causa das isenções de impostos

Quando tentar fechar um documento que tem alguns artigos isentos de IVA e aparecer uma mensagem de erro, indicando que o mesmo tem que ficar em rascunho, compreenda como funciona o sistema de isenções de aplicação de IVA no Moloni.

Devido às alterações das isenções impostas pela AT em Janeiro de 2013, tiveram que ser feitas várias alterações ao mecanismo que controla a aplicação de isenções de IVA aos artigos e documentos.

A partir desta fase, os utilizadores que faturam artigos e/ou serviços que são isentos da cobrança de uma taxa de IVA, é recorrente encontrarem a mensagem "Não foi possível fechar o documento porque pelo menos um dos artigos usados não tem nenhuma taxa de IVA aplicada nem uma isenção de Taxa de IVA definida".

Isto acontece por que os artigos que está a usar na fatura não têm uma razão de isenção de cobrança de IVA aplicada.

Neste caso, o utilizador tem que ir a todos os artigos e definir o motivo de isenção da cobrança do IVA a cada um deles (Ficha do Artigo » Separador Impostos), ou então, dizer-nos a nós qual a isenção (Pode consultar a Tabela de Isenções da AT neste ligação), e nós podemos fazer isso de uma vez só para todos os artigos.

Alterou o seu artigo aplicando uma isenção e continua a dar erro?
Por vezes, quando está a inserir um documento e aparece este erro, o documento fica em rascunho, permitindo-lhe ir alterar o artigo, para voltar ao documento e voltar a fechar.
Mas neste processo acontece que o artigo que já tinha sido adicionado ao documento já não herda as alterações que entretanto vai fazer ao documento.

A razão para este procedimento é simples e explicado a seguir: 

  1. Quando insere o artigo num documento, ele ainda não tem definida a taxa de isenção, e ao tentar fechar o mesmo, dá aquele erro a dizer que falta uma isenção;
  2. Se o guardar como rascunho, para poder voltar ao artigo e corrigir o mesmo, a linha que inseriu no documento mantém-se sem a alteração, porque foi adicionada sem ter uma isenção;
  3. Por isso, quando voltar aos documentos, o artigo já não herda as alterações que fez, porque foi adicionado ao documento antes das mesmas terem sido feitas;
  4. Neste momento tem 2 opções: Insire novamente o artigo para ele trazer a isenção já definida, ou tem que voltar a configurar no documento a isenção, porque a linha do artigo foi criada antes de ter ido editar o artigo, e como tal é guardada temporariamente (Estado de rascunho) assim;

Se fizer um destes passos acima, o artigo já fica corrigido para o futuro.

Nota Importante:
Note que esta situação apenas se verifica nas subscrições mais antigas do Moloni, sendo que atualmente com as novas atualizações que o software sofreu, esta situação já não acontece.
Agora, qualquer artigo das contas mais recentes terá obrigatoriamente de apresentar uma destas duas opções; ter impostos associados ou no caso de ser isento de qualquer imposto, apresentar uma justificação de isenção. Caso contrário não irá conseguir emitir um documento (1). Saiba mais sobre este processo consultando esta Faq.

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito