Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Utilitários
Posso importar dados a partir de um ficheiro SAFT-PT para o Moloni?

Sim, pode. O Moloni importa neste momento os seus dados diretamente a partir de um ficheiro SAFT-PT, que tenha em sua posse. Os dados importados são artigos, clientes, fornecedores, taxas e documentos.

Tutorial em vídeo
Tutorial passo a passo

Relativamente a documentos, a importação do SAFT-PT importa 4 tipos de documentos:

  • Fatura;
  • Fatura Simplificada;
  • Nota de Crédito;
  • Nota de Débito.

Nota importante:
O Moloni não importa os recibos a partir do ficheiro SAFT.
Para marcar como pagas as faturas que já estejam liquidadas, pode emitir uma Nota de Liquidação, única por cliente. Para as que ainda não estão pagas, pode emitir um recibo normalmente, convertendo a fatura dos Saldos Migrados em Recibo.

Em relação a artigos, o ficheiro SAFT-PT não traz qualquer informação sobre o preço unitário ou valor de stock dos artigos. Se pretender inserir essa informação, terá que ser colocada à posteriori através de ficheiros XLS ou CSV.

Este mecanismo de importação permite que tenha sempre a conta corrente de um cliente ou o histórico da sua faturação atualizado, mesmo que venha de outros softwares (on-line ou locais), podendo também migrar livremente sem perder os seus dados.

Para importar os seus dados através de um ficheiro SAFT-PT, basta que o ficheiro esteja no formato XML e respeite a estrutura do SAFT-PT.

Este procedimento pode ser usado quando tenta recuperar dados de clientes ou quando está a migrar de outro programa para o Moloni e pretende ter toda a informação inserida de forma fácil.

Desta forma, siga os seguintes passos para perceber como funciona este processo;

Passo 1
Quando tiver o ficheiro preparado, aceder ao menu "Utilitários" (1), opção "Importar de SAFT-PT" (2)

Passo 2
Na secção “Importar SAFT-PT” poderá escolher quais os dados que deseja importar: Clientes, Fornecedores, Artigos, Impostos ou Documentos (3).

Inicialmente todos estes itens aparecem ativados por defeito, podendo desativar depois os pretendidos.

Passo 3
Clique em “Escolher Ficheiro(4) e procure o ficheiro no seu computador para ser importado, clicando depois no botão “Importar SAFT-PT(5).

Passo 4
Após a importação, irá visualizar uma lista de todos os dados importados, devendo depois organizá-los (6), completando com a informação que falta. Enquanto não organizar todos estes dados, eles continuarão visíveis nesta página (7)

Passo 5
Em relação aos documentos importados, depois de devidamente organizados, estes estarão visíveis na secção “Saldos Migrados(8) do menu “Movimentos”.

Para saber mais sobre como organizar os dados que importou consulte esta Faq.

Nota importante
Quando importar do SAFT-PT, não se esqueça que no caso dos documentos, convém que na mesma sessão, importe também os clientes, ou então que tenham sido importados numa sessão anterior, de forma a  proporcionarmos o máximo de relação possível entre os movimentos e os seus clientes.

Da nossa experiência ao longo dos tempos, temos verificado que existem softwares que não exportam o SAFT-PT corretamente, por isso se detetar falta de informação entre em contacto com a nossa equipa!

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito