Guias passo a passo
Encontre todos os procedimentos completamente explicados!
Para que se sinta sempre apoiado, mesmo quando não está em contacto connosco.
Área de Cliente
Movimentos de Venda - Faturas
Como inserir uma fatura?

Inserir uma fatura ou outro documento de venda no Moloni é muito fácil.
Em menos de 60 segundos consegue criar, exportar e entregar ao seu cliente por e-mail um documento criado. Não existe nada mais fácil do que o Moloni! 

Tutorial em vídeo

Siga os passos abaixo descritos para compreender em pormenor como funciona o processo de inserir uma fatura;

Passo 1
Em primeiro lugar aceda ao menu “Movimentos” onde irá encontrar todo os documentos que poderá criar. Vamos escolher para este exemplo a opção “Fatura(1).

Passo 2
Aqui irá visualizar uma listagem com todas as faturas que emitir. Clique em “Adicionar Fatura(2) para criar uma nova.

Passo 3
De seguida, deverá dar início ao seu preenchimento. Escolha a "Série" (3) e em "Data de Emissão" (4) escolha a data deste documento.

Passo 4
A seguir, adicione o cliente em "Pesquisa de Clientes". Para isso basta inserir 3 caracteres do seu nome, código ou contribuinte e irá aparecer uma lista com os resultados pesquisados (5). Clique depois no pretendido.

Passo 5
Pode ver agora o cliente selecionado (6). Poderá editar o cliente clicando aqui (7). No entanto, se ainda não tiver adicionado à sua conta o cliente que irá faturar, poderá fazê-lo sem sair do seu documento, usando a ferramenta "Adicionar Cliente" (8).

 

Passo 6
Escolhido o cliente, deverá adicionar os artigos à sua fatura. Para isso, pesquise o seu artigo bastando também inserir 3 caracteres do seu nome, referência ou código de barras (9). Clique no artigo que pretende.

Passo 7
Poderá adicionar mais, voltando a pesquisar por eles neste campo (10). Por outro lado, pode inserir vários artigos em simultâneo, usando duas funções; "Pesquisar Artigos" (11) e "Opções de Artigos" (12). Consulte esta FAQ para saber mais.

Passo 8
Todos os artigos que vão sendo inseridos na fatura encontram-se nesta listagem, onde poderá depois modificar algumas opções para cada artigo, como a "Quantidade" (13), "Preço Unitário(14) ou o imposto (15). Consulte esta FAQ para conhecer mais pormenores.

Passo 9
Para aplicar a mesma opção a vários artigos, poderá usar mais uma vez a ferramenta "Opções de Artigos"(16).

Passo 10
Inseridos todos os artigos, poderá depois conferir os valores totais a pagar (17), bem como descontos e impostos aplicados. Poderá ainda alterar os campos de "Entrega e Transporte" (18).

Passo 11
Finalize o seu documento clicando em "Guardar e Finalizar Documento(19). A partir daqui já não poderá fazer alterações ao seu documento. Contudo, poderá optar por guardar o seu documento em rascunho, clicando em "Guardar Rascunho(20).

Passo 12
A sua fatura foi agora emitida com sucesso, podendo agora exportar o seu documento para PDF (21).

Procure na documentação
Pesquisar
Ajuda complementar
Assuntos relacionados com "Área de Cliente"
Outros temas de ajuda
A nossa documentação está organizada por categorias e sub-categorias (Temas),
sendo atualizada com frequência para que possa estar a par de novidades, dicas e truques.
Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito