Novidades
Acompanhe todas as novas funcionalidades
e outras novidades relacionadas com o Moloni
23-04-2013
Novas regras das Guias de Transporte

Ainda que o Moloni estivesse pronto para as novas obrigações de comunicação dos documentos de transporte já no próximo dia 1 de Maio, esta obrigação transitou agora para o próximo dia 1 de Julho, depois da publicação da Portaria n.º 161/2013 de 23 de Abril.

Agora como então os utilizadores Moloni não necessitam ficar preocupados, pois o nosso programa é sempre atualizado automatica e gratuitamente, estando sempre legal no momento de utilização.

Os 5 novos documentos de transporte afetam empresas que, no exercício anterior, tenham faturado mais de 100 mil euros e, obriga a que todos os documentos de transporte tenham de ser comunicados previamente à Autoridade Tributária por via electrónica (WebServices) ou telefónica.

Os documentos são:

  • GT - Guias de transporte - Deve acompanhar o transportador, já que é o documento que permite fazer prova da legitimidade que tem para transportar os bens em causa;
  • GR - Guias de remessa - É o documento de entrega dos bens a fornecer;
  • GA - Guia de movimentação de ativos próprios - Documento a ser usado quando não haja transação comercial envolvida;
  • GC - Guia de consignação - Deve acompanhar a mercadoria transportada, mas ainda não vendida.
  • GD - Guia ou nota de devolução efetuada pelo cliente - Substitui a GR quando houver lugar a devolução de mercadorias previamente transacionadas entre os mesmos agentes comerciais.

 

A minha empresa faturou mais de 100 Mil Euros em 2012. O que devo fazer fazer ?

Na semelhança da comunicação automática de faturas já em funcionamento através de webservices no Moloni, terá de criar um utilizador no Portal da Autoridade Tributária com permissões de envio de documentos de transporte e fazer a respetiva configuração na sua conta Moloni.

Pode ativar APENAS o envio dos documentos de transporte e comunicar os seus documentos de venda por ficheiro SAF-T. A opção é sua!

Este avanço tecnológico destaca o Moloni de todas as outras softwares houses e transforme, cada vez mais o Moloni em líder no mercado em Portugal, pelos seus avanços tecnológicos, garantindo a todos os seus utilizadores, usufruir de um software de gestão comercial atualizado, realmente inovador e a preços acessíveis.

NOTA: Se já possuir a comunicação de documentos de venda ativa, saiba aqui como alterar para incluir trambém os documentos de transporte.


Leia na íntegra todas as alterações fiscais aqui

Registe-se e experimente grátis durante 30 dias!
Experimentar
Login/Entrar
Subscreva a Newsletter
Subscrever

© 2017 Moloni
Software de facturação online
Certificado pela Autoridade Tributária Nº1455

O Moloni utiliza cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização destes cookies. Entendi e aceito